quinta-feira, 1 de maio de 2008

"Queimada Viva"

Este é um livro, que documenta a história de Souad, uma mulher que quando tinha ainda 16 anos, foi queimada pela família, por ter cometido o "pecado" de se apaixonar e de mais tarde ter engravidado.
Conseguiu sobreviver, mas nem mesmo no hospital ela estava em segurança, pois a própria mãe a tentou matar, tentou asfixiá-la com uma almofada.
Souad foi ajudada por um amulher ocidental, que depressa se tornou a sua melhor amiga. Hoje é casada com um italiano e tem duas meninas.
Ao longo do livro ela vai revelando passagens da sua vida que permanecem claras na sua memória. Passagens essas que reflectem os maus tratos conferidos às mulheres por parte dos pais e dos maridos.
É um livro que nos faz pensar quão sorte nós termos, por termos nascido no país em que nascemos e onde os direitos humanos são respeitados independentemente do sexo.

1 comentário:

fgonçalves disse...

De facto este livro faz-nos pensar a sorte que temos e que por vezes há pessoas com problemas bem piores que os nossos que conseguem ultrapassar com uma grande coragem...
É para estas pessoas que sobrevivem todos os dias á dura realidade do nosso mundo que eu faço um grande elogio, dizendo apenas: eu não seria capaz, mas orgulho-me de vocêS SEREM!!!