sábado, 19 de abril de 2008

Daltónicos


O daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.
Ser daltónico num mundo cheio de tonalidades não é fácil! Mas tornar-se-á mais acessível, se não os discriminarmos, e reunirmos condições para minorar tal "deficiência", sem que estes sejam alvo de comentários menos apropriados, de gozo, de humilhações...
Por conseguinte, hoje em dia, algumas cidades já possuem semáforos adaptados para os portadores de daltonismo, há uma tendência das empresas pensarem com mais seriedade na criação de páginas que sejam acessíveis, legíveis a todos... julgo que será um bom começo!

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia,
gostaria de um apoio.
tenho um grande amigo que tem este problema e precisa prestar uma prova, na qual, exite um exame que se constato esta deficiencia, a pessoa perde a vaga.
seria simples, era escolher outro lugar para se trabalhar, porque quem iria estar perdendo seria a empresa na qual estaria deixando de contratar, porém este é um sonho para ele, e desde quando descobriu que a prova exigia este exame, ele ficou muito desanimando.
Encontrei este blog e como vocês tem experiência no assunto, gostaria se possivel sabe se existe algum treinamento ou alguma técnica para passar nestas provas que analisam se a pessoa e daltonica.
Agradeço a atenção e aguardo se possível uma resposta.
Obrigado,
Anderson
meu email: andersonpastor@yahoo.com.br