segunda-feira, 5 de novembro de 2007

A outra margem




Título original: A Outra Margem


De: Luís Filipe Rocha


Com: Filipe Duarte, Maria d'Aires, Tomás Almeida


Género: Drama


Classificacao: M/12


POR, 2007, Cores, 106 min.






Sinopse:


Ricardo (Filipe Duarte) é um travesti que perdeu o gosto pela vida depois da morte do namorado. É então confrontado com a alegria de viver de Vasco (Tomás Almeida), o seu sobrinho, um adolescente com Síndrome de Down, que conhece quando regressa à cidade natal que abandonou há anos. Realizado por Luís Filipe Rocha ("A Passagem da Noite", "Adeus, Pai"), "A Outra Margem" foi apresentado no Festival de Montreal onde Filipe Duarte e Tomás Almeida foram distinguidos ex-aequo com o prémio de melhor actor pelas suas interpretações comovedoras. Para o realizador, tratar estes temas que é uma forma de "Iluminar e exibir a humana normalidade dos ''anormais'' é confrontar os ''normais'' com a sua própria e íntima ''anormalidade''. É propor uma ponte de compreensão entre as duas margens".



In cinecartaz.publico.pt



Da ficção passamos à realidade. Uma realidade incompreensivel, em que as minorias são minorias. É disso que fala este filme. A junção de duas situações, de duas pessoas, que mesmo com as suas diferenças, conseguem ser felizes, independentemente da exclusão que sofrem.

2 comentários:

abarata disse...

Na outra margem.. existem travestis, deficientes, pobres, enfim tantos que precisam de apoio, compreensão... e não a têm...e sem dúvida este filme mostra a facilidade de compreensão entre duas pessoas que sofrem exclusão.. se eles se entendem, porque é que Nós não os entenderemos?! Uma realidade incompreensível, crua!

dmadeira disse...

É cada vez mais importante vermos que na vida existem pessoas diferentes, não pela negativa mas sim porque são tão simplesmente diferentes e que merecem todo o nosso respeito. Que o simples facto de termos escolhas diferentes na vida não seja motivo de exclusão pois assim estaremos a ser injustos.